Coletâneas

Clique e Confira o Livro
“É muito, dirão todos. Isso não será possível nem realizável. Em vez de bacharéis, queremos pedir à escola a formação, em série, de pequeninos Sócrates”. Estas foram palavras de Anísio Teixeira ao defender a sua filosofia de educação. Muitos críticos poderão reagir intensamente ao Projeto Cadmo. Mas este projeto tem demonstrado nos últimos anos que a ideia da Escola Ativa de Anísio é possível. A Escola Parque é viável mesmo enfrentando as resistências do caminho. Além de acreditar na eficiência do princípio da formação integral em Anísio Teixeira, o Projeto Cadmo também se orienta através dos conceitos de liberdade em Alexander Neill e de criatividade em Domenico De Masi. Integralidade, Liberdade e Criatividade tornaram-se os alicerces teóricos do projeto, sem os quais os estudantes envolvidos não conseguiriam realizar a proeza de escrever um livro. Como criar sem liberdade? Como pensar sem criatividade? Como viver sem integralidade? Em Cadmo tudo isto é possível... A Coletânea de Textos Cadmistas 2012 é o quarto livro publicado pelo projeto, e não menos importante. Os autores desenvolveram textos de memórias, poemas, aforismos, conto e mangá. Nesta edição o leitor encontrará textos carregados de uma atmosfera ácida e sombria em razão da crítica lançada sobre a nossa realidade. Aqui você irá se confrontar com os poemas sociais de Marco Antônio, Clinton Coelho e Caíque Nascimento. Neste conjunto poético houve espaço também para os poemas que falam do coração. Em Memórias de São Roque configura-se um texto memorialista, com as lembranças da infância de Auremita Almeida, recuperando as histórias que ela ouvia antes de dormir. Este retorno ao passado é cheio de nostalgia, e não menos melancólico. Faz rir, chorar, mas faz pensar... No mangá de Henrique Reis temos a linguagem dos HQs japoneses acompanhada de um significado misterioso ao reunir uma personagem sedutora que sintetiza o não dito que move o mundo. No único conto da Coletânea levará o leitor a uma história eletrizante que trata da lógica do poder em mundo mágico imperceptível aos olhos do senso comum. Os personagens ensinam sobre simbologia histórica e cristã.

Clique e Confira o Livro
“Pedra que rola não cria limo”, diz o provérbio popular... É na dinâmica que repousam as mudanças e elas estão acumulando ao longo do tempo, de uma maneira surpreendente para mim. O Projeto Cadmo está lançando a sua 3ª Edição da Coletânea de Textos elaborada pelos alunos. Estamos atingindo o terceiro ano de execução de uma ideia que dialoga com a possibilidade de formar o jovem estudante através do incentivo à leitura de clássicos da literatura universal. Esta dimensão foi contemplada, neste ano letivo, através da leitura de três obras: O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas (reconto); A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson (texto integral); e Capitães da Areia, de Jorge Amado. Não é exagero afirmar o quanto estas obras provocaram sentimentos diversos: para uns, empatia; para outros, tensão; para maioria, curiosidade. Quando encerramos o ciclo de leituras, iniciamos o ciclo criativo, quando os alunos exercitam a escrita. Neste instante foi possível perceber o amadurecimento de conceitos e discussão de idéias que foram lançadas no contato com as obras clássicas. As histórias que são contadas neste livro possuem um pouco deste universo no qual os alunos mergulharam. Você irá encontrar textos de gêneros diversos: crônicas juvenis, poemas sociais e contos morais, policiais e de aventuras. Nada aqui é fruto de uma ilusão... O mérito pertence a estes jovens briosos e sensíveis, atentos ao mundo e ao saber. O papel do professor é secundário diante da riqueza deste grupo de 2011. É fundamental afirmar que a rotina da oficina Cadmo é uma aliada deste processo que se propõe criativo porque não tem a ambição de ser um fim em si, com verdades absolutas ou com métodos ortodoxos, autoritários ou punitivos que ainda vigoram no sistema escolar. Em Cadmo não existe o vício que se propõe debilitar os espíritos livres, os quais não podem viver sem cultivar o sentido coletivo, a reflexão permanente e a criatividade. As ilustrações que acompanham estas páginas foram criações dos alunos Gleidson e Henrique. Utilizou-se a computação gráfica e o desenho livre com nanquim respectivamente.

Clique e Confira o Livro
Esta “Coletânea de Textos Cadmistas 2010” é o resultado das atividades desenvolvidas pelo “Projeto Cadmo. Nesta publicação o leitor terá a oportunidade de conhecer a produção textual de jovens escritores, alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro e do Colégio Central da Bahia. Os textos estão distribuídos nos gêneros – épico, conto e lírico, os quais refletem as leituras empreendidas ao longo do ano, principalmente sob a influência de livros que exaltaram o espírito de descobertas e de aventuras lastreadas pela História, Cultura e Mitologia. Não é demais afirmar o quão orgulhoso estou ao revelar a capacidade criativa desses meninos-escritores, que cultivaram sonhos, construíram realidades, subtraíram preconceitos e reafirmaram a importância da escrita, do exercício prematuro do pensamento, e mais do que nunca, da gênese pedagógica da Escola Parque conforme pensamento anisiano que diz: “O suposto ser racional dos gregos e o suposto indivíduo são dois produtos altamente elaborados, não sendo inata senão a possibilidade de determinado organismo humano se fazer um e outro, se a sua história, as suas experiências, as pessoas com que conviver e se agrupar, ou seja, a sua educação, a isto ajudarem.” Ao leitor atento ofereço o direito de julgar a riqueza destas páginas.

Clique e Confira o Livro
Esta “Coletânea de Textos Cadmistas 2009” é o resultado das atividades empreendidas pelo “Projeto Cadmo, Uma Sociedade de Leitores”. Este projeto nasceu inspirado na revitalização da Biblioteca Carmen Teixeira (CECR – Escola Parque) e na criação do Núcleo de Leitura e Pesquisa no ano de 2008. As atividades desenvolvidas em Cadmo proporcionaram o estímulo à leitura de obras clássicas da Literatura infanto-juvenil, a exemplo de Moby Dick, Robinson Crusoe e Histórias Mitológicas da Grécia Antiga. Ao longo do ano letivo os alunos cadmistas puderam degustar estas histórias fantásticas que apresentam a aventura, as expedições ou viagens como temas recorrentes. Tudo isto serviu de inspiração para estes jovens que assumiram a responsabilidade e o risco ao escreveram os seus próprios textos, bem como as ilustrações que os acompanham. Os textos versam sobre os gêneros narrativo e poético. Há narrativas longas e breves. Na modalidade mais longa, apresentamos a história de um personagem que assume uma missão heróica - “Em Busca dos Cristais Elementais”. Já as mais breves são dois contos de terror, “O Fim de Celeste” e “Rua das Almas”. E sobre o gênero poético apresentamos o “Assim eu leio e assado?” e “Minhas Poesias”, que retratam o universo juvenil com seus questionamentos, sentimentos e proposições. Além destes gêneros foram incluídas no livro as chamadas sentenças morais – Aforismos, aos quais não se pode atribuir um menor valor literário, pois são pensamentos que expressam a força genuína da juventude. Não é demais afirmar que o Mérito deste trabalho pertence aos cinco jovens escritores, alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Henrique, Érica, Jaqueline, Suelen e Susane – os quais, de algum modo, prestam homenagens ao ideário de Anísio Teixeira, da “Escola Civilizadora”, no templo criado por ele, no lugar onde os estudantes podem desenvolver suas habilidades e conhecimento.