Linha do Tempo


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Playlists Férias dos alunos e professores do NULEP 2011!


Vamos iniciar o período de férias! 
Nós do NULEP desejamos aos nossos visitantes um feliz 2012!!!
E para celebrar este período de festas os alunos e professores do núcleo selecionaram suas Playlists com as músicas preferidas. A programação definida foi a seguinte: a lista elaborada ficará postada durante quatro dias na guia fixa. 
A ordem da postagem é esta: Caíque - Abdias - Gleidson - Henrique - Rafaela - Sillas - Clinton - Mariane - Prof. Jayme - Prof. Adriano. 
Aproveitem e Boas Festas!!!
*

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Lançamento da Coletânea de Textos Cadmistas 2011.


Foi uma tarde de vitória e alegria para essa turma do Cadmo. Parabéns grandes escritores pela dedicação e empenho neste maravilhoso trabalho. Continuem escrevendo e aprendendo a superar todos os limites! Vocês são MAIS QUE VENCEDORES!



"Pedra que rola não cria limo”, diz o provérbio popular... É na dinâmica que repousam as mudanças e elas estão acumulando ao longo do tempo, de uma maneira surpreendente para mim. O Projeto Cadmo está lançando a sua 3ª Edição da Coletânea de Textos elaborados pelos alunos. Estamos atingindo o terceiro ano de execução de uma ideia que dialoga com a possibilidade de formar o jovem estudante através do incentivo à leitura de clássicos da literatura universal. Esta dimensão foi contemplada, neste ano letivo, através da leitura de três obras: O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas (reconto); A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson (texto integral); e Capitães da Areia, de Jorge Amado. Não é exagero afirmar o quanto estas obras provocaram sentimentos diversos: para uns, empatia; para outros, tensão; para maioria, curiosidade. Ao encerrármos o ciclo de leituras, iniciamos o ciclo criativo, quando os alunos exercitam a escrita. Neste instante foi possível perceber o amadurecimento de conceitos e discussão de idéias que foram lançadas no contato com as obras clássicas. As histórias que são contadas neste livro possuem um pouco deste universo no qual os alunos mergulharam. Você irá encontrar textos de gêneros diversos: crônicas juvenis, poemas sociais e contos morais, policiais e de aventuras.
  Nada aqui é fruto de uma ilusão... O mérito pertence a estes jovens briosos e sensíveis, atentos ao mundo e ao saber. O papel do professor é secundário diante da riqueza deste grupo de 2011. É fundamental afirmar que a rotina da oficina Cadmo é uma aliada deste processo que se propõe criativo porque não tem a ambição de ser um fim em si, com verdades absolutas ou com métodos ortodoxos, autoritários ou punitivos que ainda vigoram no sistema escolar. Em Cadmo não existe o vício que se propõe debilitar os espíritos livres, os quais não podem viver sem cultivar o sentido coletivo, a reflexão permanente e a criatividade.

 Prof. Jayme Ribeiro

Vídeo elaborado pelo aluno Gleidson Alves que
 resume o seu conto "Licks e o Segredo da Vida"

*

quinta-feira, 24 de novembro de 2011


Lançamento do livro "Coletânea de Textos Cadmistas 2011"



Convidamos a todos para a Tarde de Autógrafos do livro:

Coletânea
de Textos
 Cadmistas 2011

Esta obra literária foi forjada pelos alunos do Projeto Cadmo. Os jovens autores escreveram contos, crônicas e poemas.

“Tendes as Letras que Cadmo ofertou.
 Achais que era um presente para escravos?”

Data: 02 de dezembro de 2011.
Hora: 14 h.
Local: Biblioteca Carmen Teixeira/NULEP


*

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Alunos do Projeto Cadmo passeiam por obra amadiana.


Na tarde de ontem os alunos do Projeto Cadmo realizaram um passeio pelos lugares citados na obra "Capitães da Areia" de Jorge Amado. Circulamos pela Cidade Baixa, Ladeira da Montanha e região do Centro na tentativa de identificar o ambiente no qual a história dos capitães foi retratada... Foi um exercício de imaginação permitindo ao aluno-leitor identificar no espaço da cidade de Salvador, transformada pelo tempo, sinais da cidade dos capitães de Jorge. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a obra amadiana ao visitarem a Fundação Casa de Jorge Amado. E por fim finalizamos a jornada na casa onde o escritor viveu - a famosa Casa do Rio Vermelho.

*

segunda-feira, 9 de maio de 2011


Cadmo: alunos analisam o livro "O Conde de Monte Cristo".


Os alunos do Projeto Cadmo, no último 29 de abril, elaboraram umcomentário crítico sobre a história de "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas, recontada por Leonardo Chianca, da editora Escala Educacional:


O livro o Conde de Monte Cristo (pelo menos o reconto) esconde muitos detalhes importantes visto na verdadeira história (e no filme baseado no mesmo). Mas a idéia central continua a mesma!  Rafaela

O livro começou com uma adaptação muito boa, mas ocorreram alguns erros. Ex.: o adaptador, Leonardo Chianca, comparou “O Conde de Monte Cristo” com a história de “Romeu e Julieta”. Gostei do capítulo 7, O Inferno tem nome: Castelo de IF e gostei de toda a história. E também o último capítulo, 27, “Confiar e esperar” – que foi um capítulo impressionante. Não foi uma história como “Robson Crusoé”, mas foi uma ótima história. Valeu! Foi muito inspirador. Abdias jamespelogan.blogspot.com

Deste reconto eu não gostei, pois é um pouco vago. Faltam detalhes que dão animação à história. O final também não me comoveu, pois a vingança de Dantes é melhor retratada em outros recontos. Além disso, a ilustração não bate com a história. Se este livro fosse uma comida seria tão bom quanto comer terra. Porém a história é boa, o Dumas fez obra-prima, tão boa quanto a Monalisa. Extraordinário. Para a língua de minha avó foi supimpa.  Caíque -kaicknascimento.blogspot.com

O livro começou bem, desenrolando uma boa história. Mas pra mim um erro fatal foi mudar trechos da história. Mas fora essas mudanças o livro contou uma ótima história e nos deu uma boa lição de vida. - Gleidson

O livro fala sobre uma história de um homem que enfrentou a crueldade de Danglars, Villefort e Fernad Mondego. Dantes teve a ousadia necessária para transpor obstáculos e encontrar o tesouro da ilha de Monte Cristo. Jovan

*

quarta-feira, 30 de março de 2011


Início das Oficinas.


Na segunda quinzena do mês de fevereiro o NULEP iniciou as atividades das suas oficinas de incentivo à leitura e escrita - Cadmo, Cordel, Cinema com Ideias e Letramento.  O ano em curso assumiu uma importância por conta da meta estabelecida pelo grupo de professores e coordenação deste núcleo no sentido de oferecer um serviço satisfatório à comunidade escolar lastreado por uma maturidade pedagógica.


*

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Ouçam a "Playlist Férias" dos alunos do NULEP!


Vamos iniciar o período de férias! 
Nós do NULEP desejamos aos nossos visitantes um feliz 2011!!!
E para celebrar este período de festas os alunos do núcleo selecionaram suas Playlists com as músicas preferidas. A programação definida foi a seguinte: cada aluno elaborou a sua lista que ficará postada durante uma semana. A ordem das listas é esta: Erikson - Daniel - Adolfo - Abdias - Caíque. 
Aproveitem e Boas Festas!!!


*

sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Lançamento do Livro "Coletânea de Textos Cadmistas"

Expectativa para o grande lançamento


A coordenadora do NULEP abre o evento


Professor Jayme fica ansioso!

Alunos do professor Davi tocam a música "Coração de Estudante"
Maravilhoso!


Professor Jayme fala emocionado sobre as etapas do Projeto Cadmo


Trabalho brilhante!


Nota dez para vocês!


A platéia assiste com muita atenção1


Nossos Grandes Autores!


Abdias fala do processo de criação


Caíque fala do processo de criação dos seus poemas e fica emocionado com a presença do pai


Daniel apresenta o seu conto.

Eles apresentam os poemas de Vitor( ausente) com muito carinho
Parabéns Galera!


Professor Jayme, Abdias, Mãe de Daniel, Vó de Caíque, Pai e mãe de Caíque e Daniel sentado à esquerda.


*

quinta-feira, 25 de novembro de 2010


Lançamento do livro “Coletânea de Textos Cadmistas 2010”.

Convidamos a todos para a Tarde de Autógrafos do livro“Coletânea de Textos Cadmistas 2010”, escrito pelos alunos do Projeto Cadmo. Os autores são jovens com idade entre 13 e 16 anos, os quais escreveram textos de gênero épico, poético e contos.


Data: 25 de dezembro de 2010.
Hora: 14 h.
Local: Biblioteca Carmen Teixeira – Nulep.

*

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Cadmistas iniciaram o ciclo criativo!

No último dia 20 os alunos do Projeto Cadmo finalizaram 
a leitura da 4ª obra, "O Minotauro", de Monteiro Lobato, 
e iniciaram o ciclo criativo - etapa que possibilita a cada 
um a elaboração de textos literários. 


Após um período de leitura das obras - Moby Dick, de Herman Melville; Robinson Crusoe, de Daniel Defoe; As Mais Belas Histórias da Mitologia, de Sérgio Macedo e O Minotauro, de Monteiro Lobato - os alunos encontram-se em fase adequada à criação e ao exercício da imaginação, lastreados por uma experiência de leitura que permitiu o contato com histórias épicas e mitológicas, as quais foram degustadas em oficinas que estimularam a interpretação de texto, o debate de idéias, a autonomia da vontade e do conceito e o desenvolvimento das relações interpessoais.


                                                                       Ciclo Criativo.

*

sábado, 19 de junho de 2010


Alunos do Projeto Cadmo visitam o Porto de Salvador, a Livraria Brandão e o Palácio Rio Branco.

Na tarde de ontem, 18/06/10,  os alunos do Projeto Cadmo realizaram uma visita programada ao porto de Salvador, prevista em planejamento. A atividade de campo foi justificada porque os alunos finalizaram a leitura dos livros "Moby DicK", de Herman Melville, e "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, cujas histórias tratam do mar e de personagens que vivem dele. Por esta razão foi pensada a elaboração de um passeio que possibilitasse aos alunos o contato com este universo. É possível compreender que o porto, o mar, os animais marinhos, e os homens possuem uma relação intríseca nestas histórias estudadas... O Porto de Salvador serviu  aos alunos como um texto vivo, reflexo das experiências vividas por eles nos livros.

Após o encerramento desta visita ao porto o grupo seguiu para conhecer a Livraria Brandão - um dos maiores sebos do Brasil! Lá eles conheceram o maravilhoso acervo de livros usados. Para eles foi uma experiência enriquecedora. 

Como havia tempo disponível, os alunos ainda puderam visitar a exposição permanente "Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia" no Palácio Rio Branco, onde é mantido um importante acervo com peças, objetos e documentos dos políticos que governaram o Estado.

Valeu, meninos! Foi uma tarde magnífica!


O Porto de Salvador


Exposição de equipamentos náuticos.

Daniel, Abdias e Caíque admiraram-se com o espaço do cais.

Área interna da administração portuária.

Sala de equipamentos náuticos.

Cabeça de escafrando.

Um momento com Carine Andrade, assessora de comunicação da CODEBA.

Visita ao CDT - Centro de Documentação e Informação.

Visitando o CDT.

Uma curiosidade foi revelada: o arquteto, Diógenes Rebouças,
que projetou a Escola Parque, desenhou a área administrativa do porto- 1963.

Livraria Brandão 

Os alunos com o vendedor José Luis.

O acervo provocou admiração!

Quantos livros!

Os alunos na entrada da Livraria - Despedida...

Palácio Rio Branco 

Entrada

Ao lado do Governador Otávio Mangabeira.
A Escola Parque foi fundada em seu governo.

Conhecendo o acervo.

Parte do acervo - governadores da 1ª metade do século XX.


-Valeu, meninos!!!


"O conhecimento é em si mesmo um poder." (Francis Bacon)



*

terça-feira, 15 de junho de 2010


Caíque Santos Nascimento premiado na 2ª Edição do TAL.


É com imenso prazer que comunicamos a premiação do nosso querido alunoCaíque Nascimento na 2ª Ediçao do Projeto Tempos de Arte Literária promovido pela DIREC 1A. O premiado conquistou o 2º LUGAR  na 2ª Etapa (classificatória para a Final) com um poema de sua autoria intitulado "Engano".
O evento foi realizado ontem, 14/06, no Auditório da nossa Biblioteca Carmen Teixeira. 

                                         Parabéns Jovem Poeta!!!!
  Trecho do poema premiado - Um quarteto só para ilustrar:
Tic, Tac já se foi
Tic, Tac já voltou
Entre flores dos sentimentos
Está perdido o amor.

*

sexta-feira, 11 de junho de 2010


Abdias Augusto - Novo aluno do Projeto Cadmo 2010!

                      
Anunciamos a chegada do aluno, Abdias Augusto Alves de Sousa, ao Projeto Cadmo.
Agora ele integra a Sociedade Cadmista, e deverá contribuir muito bem às nossas atividades.
Seja Bem-vindo, Abdias!
Siga o exemplo de Cadmo, príncipe da Fenícia, cuja bravura determinou o surgimento da Civilização grega através do Conhecimento!
 Abdias sendo recebido pelo colega Daniel Santiago.

*

terça-feira, 20 de abril de 2010


1ª Obra para leitura - "Moby Dick", de Herman Melville, recontada por Fernando Nuno. - Lá Vamos Nós!!!


















*

terça-feira, 20 de abril de 2010


Aula Inaugural do Projeto Cadmo em 19/03/10. - Sejam bem-vindos, meninos!!

*

terça-feira, 20 de abril de 2010


Estes são os alunos do Projeto Cadmo 2010: em pé (a partir da esquerda): Vitor, Adolfo e Daniel; e carregado: Caíque.

                                              

*

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


Tarde de Autógrafos com lançamento do livro "Coletânea de Textos Cadmistas 2009".



O NULEP encerrou o ano de 2009 com o lançamento do livro "Coletânea de Textos Cadmistas".


Estes são os jovens escritores do Projeto Cadmo 2009:
Henrique Reis, Susane Santos, Érica Rastelli e Suelen Gualberto.
A plateia estava animada para o evento.

 
Henrique apresentou um depoimento emocionante sobre o seu método de criação de histórias.

 
A plateia acompanhou atentamente ao lançamento!

 
Parabéns ao Prof. Jayme e a seus maravilhosos alunos!


 
Capa do Livro